terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dois anos depois, de novo a Escola...

Um novo ano escolar com velhos problemas Estamos muito longe e em cima de dois tempos antagónicos, o das escolas por tudo quanto era canto e a abarrotar de alunos, enxameados dentro de uma sala de aulas, e estes que vivemos, em que estas instituições vêm morrendo aos poucos para darem lugar a modernos centros pedagógicos. Nada de mais contrastante: por um lado, um(a) só mestre(a) com quatro duros anos e dezenas de crianças, em salas improvisadas, antes dos planos Raul Lino e dos Centenários, praticamente sem mais nada; por outro, risonhos espaços físicos, mais docentes e pessoal diverso, cantinas, bibliotecas, pavilhões desportivos, aconchego, bons transportes – ainda que fora (?) de horas – e muito de novas tecnologias. Mas os resultados, custando dizê-lo, não acompanham todo este progresso material, numa relação estritamente circunscrita à relação custo/benefício. Ao dizermos isso, não queremos afirmar, de maneira nenhuma, que hoje se está pior em matéria de escolaridade. Nada disso. Constatamos apenas que não há uma correspondência entre os gastos, a dedicação a esta causa por parte de toda a sociedade, que conduziu à educação democrática, geral e inclusiva, mas que, em muitos casos, não oferece os devidos resultados, na sua dimensão real, que não apenas estatística. Apetece-nos, por isso, enviar um enorme abraço de elogio a todos aqueles professores que, do nada, faziam milagres, saudação esta que se estende àqueles que, hoje, na barafunda de meios e contradições, dão tudo para “trazer” os discentes ao universo escolar e o viverem com a força e dignidade que se exigem. Incomparáveis são estas realidades. Mas há dados que, bem analisados, muito demonstram em termos destas questões essenciais. Numa altura em que o cíclico regresso às aulas está a acontecer, sendo esta primeira quinzena de Setembro o princípio deste tempo sempre novo, sem deixar de ser velho, tentamos aflorar o contexto em que tudo isto se desenrola. A nível de contendas de carga sindical, crê-se que se vive uma espécie de maré de acalmia, ou, no mínimo, de banho-maria. O Ministro Nuno Crato, a Fenprof e a FNE têm estado à mesa, sendo que, de momento, até se vêem luzes ao fundo do túnel: “parada” a avaliação, esbatido o terrível problema dos horários-zero, adormecida a gravíssima questão dos professores sem escola e sem trabalho, o resto dos assuntos, mais ou menos trambolhão, lá vai seguindo o seu caminho. Se esta “abertura” tem um cariz geral, no plano concreto, como veremos com a investigação feita pela Lurdes Pereira, hoje, e pela Salete Costa, no próximo número, detectar-se-ão outros pormenores e contornos, mais localizados, no terreno essencial de cada território educativo, o que nos leva à sempre presente dicotomia da centralização/descentralização, matéria que tem de ser encarada de frente e a sério. Para já e numa perspectiva abrangente e transversal, vêm ao de cima os problemas com que se debatem as Câmaras Municipais que, sem terem sido pagas dívidas antigas, estão a mostrar a gravidade daquilo que estão a enfrentar, ameaçando, pela voz da ANMP, cortar o fornecimento de refeições, de transportes e outras situações do género, como a de não avançarem com a oferta de livros e outro material. Quanto a este aspecto, na esfera governativa, pensa-se mesmo, de acordo com a Confederação da Associações de Pais, que os livros, para cerca de 600000 beneficiários, têm de ser previamente pagos, recebendo-se as comparticipações depois, com todos os inconvenientes duma época de crise. Por outro lado, com cerca de 570 milhões de euros não utilizados em 2008 e 2009, com 100 milhões retirados em 2010, com um orçamento restritivo para o corrente ano de 2011 e o cutelo de mais agravamentos para 2012 e 2013, estes são tempos de não desejar a ninguém. Sem querer que desfaleçamos, apesar de afogados em dúvidas e dívidas, a educação merece tudo e é nela que está o futuro. Mas tem de ser vista e pensada com olhos de ver, de feição estratégica e não de remendo em remendo até à derrocada final. Oxalá que, arrepiando caminho a tempo, tenhamos aquilo que as nossas crianças e os nossos jovens tanto merecem: uma educação à EDUCAÇÃO e não simples remedeios! Carlos Rodrigues, in Notícias de Vouzela, há dois anos

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