segunda-feira, 30 de maio de 2016

O preço caro das coisas grandes, a vantagem das felicidades pequeninas em Oliveira de Frades...

Ao ver e ouvir as televisões nacionais, tenho a vaga sensação de que tudo se resume, no meu País, ao Rock in Rio em Lisboa. Mas não é NADA assim a vida do meu território nacional em todas as demais regiões. Há vida para além da Bela Vista, pedindo-se que os olhos estejam bem abertos para todo este nosso Portugal. Se me perguntarem se adoro música, haverá uma só resposta: gosto dela a valer. Mas o folclore da minha terra, as suas bandas, as suas manifestações culturais, multiplicadas por 308, tantos são os nossos concelhos, não podem ser esquecidos. Dá-nos a RTP, em horário meio de esguelha, ao cair da tarde, o "Portugal em directo" da fabulosa e resistente Dina Aguiar, mas o bloco maior, o do telejornal, só costuma ser preenchido com Lisboa e arredores, a não ser que um qualquer acontecimento mirabolante aconteça noutras partes. É contra esta visão centralista que me insurjo. Com afinco e com vontade de mudar meio mundo que teima em não aceitar estas verdades sem discussão...

Sem comentários: