terça-feira, 26 de julho de 2016

Este meu mundo já não dá para brincar...

Vamos lá falar a sério: o que se está a passar na França e na Alemanha já deixou de ser qualquer coisa de somenos. Isto está duro. Isto é algo muito sério. Com a morte a acontecer todos os dias, com os ataques a surgirem de todo o lado e disfarçados de mil truques, está na hora de nos pormos a pensar seriamente sobre o nosso futuro como povos europeus. Ou somos uma civilização e cuidamos dela, ou vemos partir todas as nossas bases. Se se avança para questões religiosas - e hoje foi esse terror que se tratou - pouco falta para a disputa de civilizações. Pouco e muito perigoso. E disso é que eu tenho medo. É este o combate que cabe à UE enfrentar. Quando se anda a falar de tostões e de décimas, esquecendo o essencial, que passa por dar condições de vida e de dignidade a quem habita esta nossa Europa, evitando franjas de exclusão, estamos a cavar a nossa sepultura. Isso e isso apenas é o que deve estar em cima da mesa de todas as negociações. Se mais ninguém houver para travar esse combate das ideias, aqui estou eu para dar passos em frente, ainda que todo debilitado e cheio de problemas. Mas para dar corpo a uma nova Europa, a dos ideais, prontifico-me a avançar... Com um Português como grande língua universal, com um francês aceitável, no campo das ideias, sinto que esta é a hora de não se ficar parado. Pregando a TOLERÂNCIA, sempre, mas sem hipotecar a identidade que temos dentro de nós...

Sem comentários: