terça-feira, 29 de agosto de 2023
Folclore em Oliveira de Frades
Folclore com calor em Oliveira de Frades
CR
Numa tarde domingueira de grande brasa, dia seis, o centro da vila de Oliveira de Frades encheu-se de folclore e de evocação dos cortejos de oferendas de outrora, uma iniciativa que teve o selo do Rancho Folclórico Danças e Vozes d`Aldeia. Vencendo a onda de calor, em cima da hora prevista, seguiu-se, em ambiente de Festival e em desfile, da Praça Luís Bandeira para o Parque Urbano, onde se dançou e cantou durante umas horas.
Com uma boa organização, ao toque do Grupo de Bombos de Souto de Lafões, partiram os Grupos e os carros alegóricos (tractores em sinal dos novos tempos), carregados sobretudo de produtos agrícolas bem frescos e apetitosos, com as vendas a reverterem para as instituições que aderiram a este evento.
Se, na noite de sábado, já tinha havido uma outra manifestação folclórica, tal como noticiámos na nossa edição anterior, esta, a de domingo, teve duas facetas de relevo: a vertente internacional e a vinda dos veículos com produtos tradicionais, transportando-nos para os antigos cortejos em que se ofereciam valores em boa quantidade e em dinheiro ao Hospital da Misericórdia e aos Bombeiros, em alguns casos. Desta vez, a recriação levada a cabo foi apenas um acto simbólico, mas que se revestiu de grande importância com as cinco viaturas das instituições que aceitaram o respectivo convite.
Num balanço geral, Abílio Silva, da entidade organizadora, disse-nos que tudo correu bem na noite de sábado e tarde de domingo, tendo havido, no entanto, nesta última ocasião, alguns problemas de insolação, logo resolvidos pelos Bombeiros ali presentes. Acrescentou-nos que esse facto, associado ao muito calor que se fez sentir, talvez possa levar a um outro figurino deste Festival Folclórico, passando-o, por exemplo, para as noites de sexta e sábado em edições futuras.
Neste desfile e espectáculo, sempre acompanhado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Luís Lima, houve as seguintes participações: Grupo de Bombos de Souto de Lafões, Grupofolk Ensemble Sloboda (Sérvia), Rancho Folclóricos das Lavradeiras de Vila Franca, Honra e Glória da Arrentela e o Grupo organizador. Compareceram também as viaturas da Horta da Clara, das Festas de Porcelhe, de Souto de Lafões, da ACR de Quintela e a de Travanca/Danças e Vozes da Aldeia.
Carlos Rodrigues, in “ Notícias de Vouzela”, Agosto, 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário