quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novos comboios a chegarem-se aos carris

Neste meu postigo da Serra do Ladário, Oliveira de Frades, ponho-me já a imaginar um novo e ressuscitado comboio, em bitola europeia ( que estranha UE é esta que ainda tem perfis ferroviários variados e praticamente incompatíveis, sobretudo entre Portugal e Espanha!...), a atravessar o corredor Aveiro/Viseu/Salamanca, fruto das novas ideias que visam não deixar fugir a maquia do nado-morto TGV, que, em boa hora, foi de abalada antes de vir. Bato palmas, mesmo em maré de aflição financeira e económica, a quem conseguir tão alto objectivo.
Se me desgosta, por outro lado, ver morrer o que resta da velha e saudosa Linha do Vale do Vouga, esta nova aposta deixa-me em grande euforia. Peço até que se inicie um movimento público nesse sentido: lutar por este novo comboio. Por aquilo que hoje li, ainda que de raspão, estão na calha as linhas Sines/Lisboa/Poceirão/ Caia/ Espanha, Lisboa/Porto/Norte/Galiza e a nossa, a mais desejada, Aveiro/Viseu/ Salamanca, com a promessa ministerial, confessada na sua terra, por parte do Professor Álvaro Santos Pereira, de que Viseu vai ter uma Estação. Mais uma ideia de excelência!
Se é pesado o OE 2012, cheio de cortes e restrições, valha-nos ao menos esta boa notícia, assim se venha ela a concretizar!...
Força, comboio novo, de carga e de passageiros! Passa por aqui e depressa!...

Sem comentários: