quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conselhos vazios de conteúdo

Em matéria de Conselhos,isto não anda bem: o Europeu entrou numa fase de empates atrás de empates, para não ser indelicado e falar de empatas, enquanto o nosso piedoso Conselho de Estado, de apoio ao Presidente da República, ontem, numa longa maratona, pouco acrescentou ao que já se sabia, tendo dito quase nada.
Se o Comunicado é escasso em ideias novas e mobilizadoras, todos nós sabemos que é um documento de circunstância: serve apenas para nos entreter, naquele simpático apelo a um diálogo, quando anda meio mundo, pelo que se vislumbra daqui, de Oliveira de Frades, a tentar calar outro meio e ninguém quer falar com ninguém, muito menos Governo e oposição, ou Oposição e governo.
Se um dos partidos do arco, que está fora da actual governação e com largas culpas em tudo isto, está calado, ou pensa até, atrevidamente, em desviar a água do capote, se o Governo sente que está amarrado a si mesmo, falar em pô-los a dialogar é sopa sem sal.
Para bem do país, melhor fora que o CE dissesse que "ou sabem que têm de se entender, ou ficamos a um passo do abismo", isto é, chamando essa gente à responsabilidade, de modo a fazer-se ouvir, com voz forte e motivadora. Assim, com este nem é carne, nem é peixe, tem-se a sensação de um preocupante vazio que não augura nada de bom.
Mas, para sermos sinceros, não acreditamos que aquela gente toda, metade a olhar de lado e a morder em outra metade, tenha passado todo o tempo a falar destas minhoquices.
Só que dessa eventual discussão nada se sabe, por enquanto.
Nem saberá, talvez, nunca.
Mas que se disse mais do que veio a público, lá isso se disse!...

Sem comentários: