quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os gregos põem-nos gregos a nós

Neste Dia de Finados, espero bem que da Grécia não venha um qualquer mau sinal em termos de União Europeia e projecto Euro. Por estarmos a recordar os nossos queridos e saudosos antepassados, não nos apetece nada que, daqui a um ano ou dois, alguém venha recordar, com saudade, o sonho lindo de continuarmos numa Europa cada vez mais unida. Por aqui, por este recanto de Oliveira de Frades, uma terra que pensa sempre em andar para a frente, temem-se os efeitos nefastos que o referendo proposto para a Grécia possa vir a provocar. Se somos defensores de todo o aprofundamento da democracia (de que o referendo é meio importante, talvez um dos maiores), esta peregrina ideia, neste tempo e neste contexto europeu e mundial, é o pior que nos pode acontecer.
Se queremos que os gregos tenham sempre uma palavra a dizer sobre o seu futuro, não desejamos, porém e agora, que atrapalhem as nossas vidas, eles que até chegaram a "aldrabar" dados para entrar neste comboio do euro que, agora, tantas aflições nos dá.
Depois de Bruxelas ter descoberto uma meia medida para salvar este nosso mundo atribulado, o pior que pode vir a acontecer é perder-se tudo para salvar a dita "honra" de um governante, pondo tudo em polvorosa, que quer sacudir a água do capote. É disso que se trata e nada mais. De apego à democracia, não vemos nesta atitude um qualquer sinal de que assim seja. Cheira a tacticismo do mais refinado que há em matéria de opções políticas. Isso e só isso.
Só que brincar assim com o fogo é perigoso demais.
E pode colocar-nos ainda mais de cócoras do que aquilo que estamos.
Por isso, tenho medo, muito medo destas achas postas numa fogueira que arde demais e pode queimar tudo à sua volta.
SOS precisa-se. E quanto antes!...

Sem comentários: