terça-feira, 29 de novembro de 2011

Malvado Decreto-Lei

Sem ter um apetite especial pela indigesta leitura do Diário da República, que não faz o meu estilo, mesmo tratando-se de um leitor compulsivo que, à falta de melhor, chega a pôr os olhos em catálogos e indicações de produtos,tive de ver o Dec-Lei 111/2011, de 28 de Novembro, ontem, por sinal (e não de 11/11/11 às 11 h, 11 m, 11s, para ser uma combinação cheia de efeitos para os mais supersticiosos)e ia caindo de dor: nele se consagram as portagens nas A22, 23, 24 e 25, esta a cruzar minha terra, Oliveira de Frades.
O dia fatídico virá a 8 de Dezembro, quando também aparecer Nossa Senhora da Conceição. Religioso como sou, aqui fica uma prece: "Afastai, Senhora, esta praga destas regiões, PNAM". Adiante!
A pertencer à área de duas concessões, Interior Norte e Beira Alta/Beira Litoral, a Unidade Territorial Dão-Lafões não escapou a esta medida que irá causar estragos e dos grandes. E a culpa é de quem não soube acautelar mecanismos de discriminação positiva e solidariedade territorial de uma forma global e duradoura.
Acenam-nos com umas isenções, mas isso não é tudo e é pouco mais do que nada.
Morreram, por este meio, as SCUT.
Agora, vamos ficar mais pobres.
E Lisboa sempre a engordar com as nossas maquias, que pagam a Soflusa (Tejo), a Carris, o Metro, a Fertagus,etc, estendendo-se estas benesses ao Porto, para os STCP, o Metro e não sei que mais.
Porque tínhamos uma autoestrada como meio de proporcionar melhores acessibilidades a baixo custo, sem escrúpulos, tiraram-nos este mecanismo de compensação em termos de desenvolvimento.
Um dia, tarde demais, vão arrepender-se.
Mas já não haverá remédio, devido a este malvado Decreto-Lei!...

Sem comentários: