quarta-feira, 20 de agosto de 2014
ADDLAP com vinte anos de vida, in "Notícias de Vouzela", Jul2014
ADDLAP assinala vinte anos de acção local e regional
Num percurso iniciado em 22 de Julho de 1994, depois de um longo e duro período de negociações, em dois níveis, localmente, para a constituição da Associação e respectivos elementos e, num outro patamar, com o governo e a União Europeia para negociar fundos e projectos a implementar no terreno, acabou por nascer a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva, com sede em Viseu e a incluir ainda os municípios de Oliveira de Frades, Vouzela, uma parte territorial de S. Pedro do Sul, que outra estava já ligada à ADRIMAG, a zona rural de Viseu e Vila Nova de Paiva.
Por duplo dever de ofício nessa altura, tive a honra e o privilégio de participar, desde a raiz, em todo este processo, incluindo a fase da decisão, que aconteceu no Hotel Penta, em Lisboa, após uma série de sessões para esse fim. Desses dias, guardo para sempre a memória do Eng. Matos, Vereador na Câmara Municipal de Viseu, que nos deixou a meio desta criativa viagem. A minha homenagem e a minha saudade. Por ter sido parte integrante, nem sei onde começa a razão e acaba a emoção e vice-versa, mas vou tentar ser objectivo e imparcial neste trabalho jornalístico.
Quando os citados municípios se lançaram nesta aventura, congregando boas parcerias locais, à base de entidades associativas, estavam longe de imaginar qual seria o sucesso daquilo que então se arquitectava. Com a mente posta nos nossos territórios, aqui vistos como um todo, nunca nenhum de nós esqueceu as suas origens e o próprio nome da Instituição isso mesmo confirma: Dão, Lafões e Alto Paiva. Perante realidades tão distintas e complementares, durante os doze anos em que estive ligado a esta Casa, não foram fáceis, em muitos momentos, as devidas negociações, mas imperou sempre o bom senso de não se perder pitada dos fins gerais que se tinham em vista. Valeu a pena que assim tivesse acontecido.
Neste dia 22 de Julho, sinto um misto de comoção, de dever cumprido, de saudade, de homenagem, recordando amigos que estiveram comigo e connosco nesses dias de grande agitação inicial, como sejam o Eng. João Maia e o Eng. Matos, que partiram já para a eternidade e, na festa do aniversário, ali não compareceram, mas estiveram presentes, de certeza.
Em testemunho na primeira pessoa, sei quanto trabalhámos todos em favor deste projecto. Fazendo-o com gosto, sabíamos que iria dar certo. E deu. Passados estes anos, foram aprovados e concretizados cerca de 560 projectos, no valor global de 31 milhões de euros, em áreas diversas e com finalidades diferentes, mas complementares. Ainda há meses, avançaram mais 14 iniciativas com um custo de 1.4 milhões de euros e um financiamento da ADDLAP de 880 mil euros.
- O que é a ADDLAP
Mas o que é a ADDLAP, afinal? É uma estrutura associativa, uma entidade sem fins lucrativos que actua numa área de 1372 Km2, com sede em Viseu, actualmente gestora do Subprograma 3 – “ Dinamização das zonas rurais, abordagem LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural, Continente/PRODER”. Para a sua concretização, garante a implementação da ELD – Estratégia Local de Desenvolvimento e dos projectos de agentes privados, empresas, autarquias e outras organizações sectoriais. Integrando esta filosofia num “Território da ADDLAP, um interface vivo, inovador e criativo, onde o rural e o urbano se complementam”, a Parceria GAL (Grupo de Acção Local) tem na actuação em proximidade a chave do seu êxito.
Nesta altura, tem em curso as Medidas 3-1 – Diversificação da economia e criação de emprego; 3-2 – Melhoria da qualidade de vida; 3.3 – Implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local; 3-4 – Cooperação LEADER para o Desenvolvimento e 3-5 – Funcionamento dos Grupos de Acção Local, aquisição de competências e animação.
Com a sustentabilidade das decisões tomadas nestas esferas de programas, junta-se ao conhecimento do espaço onde actua uma forte componente de divulgação, contactos e participação que suscita por parte dos interessados no desenvolvimento de nossas comunidades. Desse exercício de gestão partilhada e motivadora, por nascer de dentro para fora e de baixo para cima, nasce a obra feita e que está à vista de todos nós.
Neste dia 22 de Julho de 2014, vinte anos depois do seu nascimento oficial, a ADDLAP acabou de mostrar mais dois importantes documentos e ferramentas essenciais para as suas tarefas do futuro: a apresentação da Estratégia de Desenvolvimento Local DLAP, DLBC 2014/2020 e respectivo Acordo de Parceria para a sua programação e implementação. Com esta visão, será mais fácil o caminho a percorrer, por mais pedras que apareçam pela frente.
Em dia de festa, vendo que aqui há um pouco de mim mesmo, sinto-me satisfeito e um pouco vaidoso. O legado que deixámos, todos, está bem entregue e tem boas pernas para andar. Ainda bem que assim é.
Carlos Rodrigues, Notícias de Vouzela, 2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário