terça-feira, 4 de julho de 2017

Há 50 anos, um incêndio e uma faísca

Por esta altura, mais dia menos dia, há cinquenta anos (1 de Julho de 1967, Notícias de Vouzela), relatava-se que tinha lavrado um incêndio provocado por uma faísca em maré de fortes trovoadas em terrenos com pinheiros junto à Quinta do Fornelo, na povoação das Benfeitas-Destriz- Oliveira de Frades. Adiantava-se que só não se propagou ao perímetro florestal devido à rápida ajuda vinda das pessoas dos lugares da Sobreira, Ponte, Feira e, obviamente, da localidade atingida por este fogo. O curioso e o inédito, para mim, desta notícia é o facto de ter sido salientada a importância da acção do meu Tio Rufino,da Feira,que descalço (acrescentava-se que nele isso era raro)ali andava em plena refrega no combate às chamas. Quanto aos Bombeiros, vieram em apoio mas quase só tiveram de cuidar do rescaldo, que a valentia daquela gente o tinha quase apagado. Fica isto para memória futura. E para mim esta referência a meu Tio, irmão de meu Pai, um e outro a serem agora saudosas memórias, tem ainda uma carga emotiva que não consigo disfarçar...

Sem comentários: