sexta-feira, 3 de maio de 2019
Feriados e seu significado: S. Frei Gil, Vouzela.
Estes são tempos em que os chamados dias de descanso fazem parar meio mundo. Dois deles, de carácter nacional, o 25 de Abril e o 1º de Maio, remetem-nos, um, para fenómenos praticamente só nossos, as gentes de alma lusa, e outro mostra-se quase transversal a todo o mundo, mais ou menos intensamente, o do Dia do Trabalhador. Finalmente, no que toca a Vouzela, há ainda que contar com o S. Frei Gil, 14 de Maio, feriado municipal, com uma fronteira que vai de Alcofra a Queirã e do Vouga ao Caramulo.
Conquistas da modernidade, a comemoração destas datas especiais ainda não percorre todo o nosso tecido social, longe disso. Por estarem todos os serviços públicos e muitos estabalecimentos comerciais fechados, dá-se conta que algo de anormal, a romper com a rotina, por aqui está a acontecer. Como comunidades rurais, quando muito, não se cumprem os trabalhos no emprego, mas as tarefas domésticas continuam. Ganham força, nestes dias, as batatas que vão para a terra criadora.
Enquanto assim acontece (e esta realidade não pode ser desmentida porque os factos tal comprovam), convém não esquecermos que cada umas destas datas tem o seu significado especial.
A 25 de Abril, fomos, este ano, convidados a recuar quatro décadas e meia certinhas, para relembrar a vinda de novos tempos, com todas as suas virtudes, muitas, e defeitos, bem menos.
No dia 1 de Maio, ontem, tivemos em mente o que os trabalhadores conseguiram conquistar pela força do querer e determinação de tantos nossos antepassados que deram a vida para que tal fosse possível, quanto a dignidade do mundo de quem labora fortemente e com esperança num futuro melhor.
Finalmente, olhando para o município de Vouzela, a 14 de Maio, celebra-se a figura de S. Frei Gil, um beato/santo, que foi marcante na sua época, sobretudo no século XIII, e que nesta terra nasceu, acabando por morrer em Santarém no dia 14 de Maio de 1265.
Carlos Rodrigues, in “Notícias de Vouzela”, Maio 2019
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário