quinta-feira, 9 de maio de 2019
Lena Liz ilustrou livro sobre Fernando Pessoa
Em Espanha lançado livro com marca lafonense
Helena Liz Dias é uma pintora com uma vasta obra espalhado um pouco por todos os cantos do mundo, muito especialmente em Espanha e Portugal, onde tem residido, ora num lado, ora noutro. Neste nosso país, é em Vouzela, terra de seu marido, António Liz Dias, que passa a maior do seu tempo. Sempre muito reconhecida no mundo da arte, vê agora uma sua pintura ser capa (a que junta ainda a ilustração) de um livro, editado em Espanha, dedicado à obra de Fernando Pessoa e ao 130 º aniversário de seu nascimento.
Intitulado “ Los cuentos que Pessoa no escribió – Antologia que celebra el 130 aniversario de su nacimiento”, será lançado no próximo dia 12, em Madrid. Nele participam 25 autoras de 10 países iberoamericanos.
Em ambiente de homenagem à figura ímpar de Fernando Pessoa, a apresentação desta antologia será feita por Pedro Berhan da Costa, conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Espanha, havendo ainda declamação da poesia daquele autor português e uma sessão de fados, protagonizada por Verónica Aranda, uma das colaboradoras desta colectânea.
Em edição bilingue, portuguesa e espanhola, a respectiva selecção e a edição devem-se a Mayda Bustamante e Gabriela Guerra e a ilustração, como dissemos, à nossa conterrânea Helena Liz. Se Fernando Pessoa tem a projecção que bem se conhece, a chamada desta nossa pintora para a ilustração deste importante livro é mais um destaque que saudamos.
Reconhecida em cada uma das nações ibéricas, em 2005, na Embaixada de Portugal em Espanha, recebeu uma alta distinção, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Buscando as raízes da sua pintura nela própria, dissse um dia: “ O que me inspira é a vida, a minha vida. Todos arrastamos uma biografia. Somos vida e é isso o que mais me interessa”. Cremos que foi esta postura e esta dedicação que colocou, agora, na obra de Fernando Pessoa.
Recordamos as comemorações dos seus 40 anos de carreira, em 2012, realizadas no Museu Municipal de Vouzela, vila e concelho que adoptou como seus, muito embora tenha nascido no Sabugal, Guarda.
Carlos Rodrigues, in “Notícias de Vouzela”, 8nov18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário