quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
Há 75 anos eram estes os projectos municipais de Lafões
Planos para obras municipais há 75 anos
CR
Decorria o ano de 1948, quando, em Fevereiro, as Câmaras Municipais de Lafões apresentavam os seus planos de obras públicas para dois anos porque se acrescentava 1949, fruto de comparticipações diversas. Eram de ordem vária os empreendimentos a levar a cabo, concelho por concelho, de que se apresenta o seguinte resumo:
- Oliveira de Frades – Adaptação da antiga cadeia para quartel da GNR; beneficiação do cemitério e adro de Souto de Lafões; caminho municipal (CM) da Igreja de Sejães a Ugeiras, via sede da freguesia, em reparação; construção da estrada municipal (EM) de Ribeiradio ao Rio Vouga, 3ª fase; variante em Pinheiro de Lafões da estação do CF à EN 16; EM de Vilarinho ao Vale da Erva (EN 333); beneficiação do CM de Souto Maior à EN 16; estudo e pesquisa para abastecimento de água à vila de Oliveira de Frades e ainda a Paranho, Ribeiradio, S. João da Serra, Souto Maior, Travanca e Vilarinho…
- S. Pedro do Sul – Ajardinamento do largo frente aos Paços do Concelho; construção de casas para pobres; obras de adaptação no edifico dos Paços do Concelho ( que viria a arder em 1967); EM de Manhouce à EN 239-2ª, em 5ª fase; EM de S. Félix aos limites do concelho; EM de PIndo a Pindelo; EM da EN 227 a Valadares; reparação da estrada de S. Félix a Sul; arranque das ruas na freguesia de Vila Maior; CM de Ribas à EN 227; abastecimento de água a Manhouce e Sul…
- Vouzela – Construção da sede da JF de S. Miguel do Mato; EM da EN 39 de Ventosa ao Monte das Sobreiras; caminho de Quintela a Ventosa; construção do CM de Campia a Cercosa e daqui à Seixa; CM da Igreja de Cambra a Confulcos; abastecimento de água a Vilar; CM da Ponte da Igreja de Queirã à EN 32; CM de Vilharigues por Paços e Confulcos; CM de Caveirós de Baixo a Caveirós de Cima; pesquisa para abastecimento de água à vila de Vouzela e a Igreja (Campia) e à já citada povoação de Vilar…
Apresentamos, de seguida, o movimento de aquistas que frequentaram as Termas de S. Pedro do Sul : ano de 1946 – 1431 inscrições; 1943 – 1492; 1944 – 1674; 1945 – 1847. Há ainda, no livro “Hidrologia Portuguesa” uma outra alusão a 1946 – 1834, o que nos faz ficar na dúvida quanto ao número correcto, se o primeiro, se este último…
A Comissão das Festas da Vila de Vouzela deu a conhecer as contas das Festas do ano de 1947 com uma receita de 32263$35 e de despesas no montante de 30 136$20, com um saldo de 2127$15. Foi ainda indicada a Comissão para 1948 – Dr. Calisto José Pereira de Matos, Hermínio Augusto Dias, Guilhermino de Almeida Girão, José Augusto de Almeida Matos, Augusto Lourenço Ferreira, Casimiro Rodrigues Serrano, Fausto Cândido, Paulo José de Figueiredo (Sobrinho), José Homem Cardoso e Retílio Teixeira da Costa Martins.
Por sua vez, os Bombeiros passaram a ter os seguintes órgãos sociais: Direcção – António Fernandes Martins, António Ferreira da Silva, Virgílio da Silva Giestas, Franklim Augusto Dias e Eduardo Souto Teixeira; Assembleia –Geral – João A. Gonçalves de Figueiredo, António Rodrigues Correia e António Correia de Figueiredo; escrutinadores – António Lopes da Costa e Alfredo de Almeida Vidal.
Em Oliveira de Frades, foi louvado o Dr. Arménio Maia pelo excelente trabalho que, como Presidente da Câmara, tem desenvolvido desde Abril de 1932. Escreveu-se ainda que Souto de Lafões já tinha luz eléctrica e que a Professora D. Angelina dos Prazeres da escola de Paredes Velhas fora autorizada oficialmente a contrair matrimónio com Francisco de Barros Ferreira da Silva.
Num tom que hoje destoa, por vivermos, infelizmente, uma situação diametralmente oposta, dizia Artur Pereira de Vasconha que era grande o povoamento dos campos e que faltavam os terrenos para cultivar, ou a beneficiação dos modos de cultivo. Isto porque “ A população cresce admiravelmente , sendo os terrenos sempre os mesmos… “
Há 75 anos, foram estas algumas das dicas até ao mês de Março de 1948. Muitas outras podemos colher nos nossos arquivos para aqui serem reproduzidas em próximas ocasiões…
Carlos Rodrigues, in “ Notícias de Vouzela”, Fev 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário