terça-feira, 23 de junho de 2009

Eleições: tudo ao molho e fé em Deus

Com dois actos eleitorais em disputa, um com marcação com selo do Primeiro-Ministro - as autarquias - e outro da responsabilidade do Presidente da República - as legislativas - , está aberto mais um eventual fosso entre estes dois pólos. Se, no primeiro caso, se defende que cada eleição tenha um dia em exclusivo, no segundo, começa de fervilhar a ideia de que tudo se pode juntar, em nome da poupança...
Pessoalmente e por razões de essência democrática, por força de dar voz separada a quem assim a deve ter, inclinamo-nos para dois momentos, claramente distintos, que isto de falar de poder local nada tem a ver com o grande vozeirão nacional. Em cada esquina, haverá uma proposta, que só é coberta, em muitos casos, pelos partidos por assim ter de ser, em nome da facilidade processual. Mas o que se avalia é a ideia, é o projecto, é a convicção do conhecimento próximo e pessoal. Quanto às legislativas, o caso muda de figura, para se centrar nos figurões: os nomes televisivos, que todos os dias nos entram pela porta dentro. São duas lógicas em confronto, pelo que não podem ser amalgamadas num caldeirão único, por mais que queiramos poupar uns cêntimos. A dignidade da democracia, repetimo-lo, não se pode medir por essa bitola do colchão, ou do travesseiro. Tem os seus custos e um deles é este de lhe conferir um espaço e um tempo próprio!...
Quando se pensa (queremos que assim não aconteça) juntar tudo num mesmo saco e esperar que desse molho incaracterístico saiam os melhores resultados, por menos dinheiro, é confundir ainda mais as nossas gentes, que têm o direito de fazer escolhas com calma e serenidade.
Se estamos mais distantes da área governamental que da presidência, somos levados a esta aparente discordância por defendermos, acima de tudo, a possibilidade de escolher sempre, e na devida altura, os nossos representantes.
Por acaso, este ano fez aparecer três actos eleitorais. Coincidência de calendário, que não anulação da democracia. Se, por outra hipótese, tivessem sido objecto de um outro tempo, nada destas confusões estariam a acontecer. Pensemos assim e deixemos de lado a esfera dos números. Poupemo-los noutras rubricas, nunca no exercício do mais puro direito e dever: o de votar, sabendo para quê e para quem, sem quaisquer dúvidas ou engulhos.
Tudo ao molho e fé Deus? Não, Senhor Presidente, por favor!

Sem comentários: