quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Portugal à deriva no mar das ilhas

Já não vale a pena viver no remanso desta Serra do Ladário, mesmo quando se nota uma chuva miudinha, porque os ventos tempestuosos das nossa ilhas atlânticas tudo parecem levar à sua frente. Este é um país em mar sem controle de si mesmo. A água entra por todos os lados. Os políticos andam a brincar com o lume. Um buraquito de 50 ME é mais forte que o bom senso. No entanto, em matéria de TGV, não se recua um milímetro. O Governo arma-se em vítima. A Oposição estica a corda, na esperança de colher dividendos. O PR ouve o CE e fica, amarrado, à espera. O Presidente da AR assina um adiamento da votação - vi-o escrito há minutos - sem o Plenário se ter pronunciado. Este meu país é um perfeito-imperfeito desatino. As Finanças da rica Madeira ameaçam devorar-nos. A UE - verdade ou mentira? - diz que somos assim-assim uma Grécia afundada. A Bolsa dá um enorme trambolhão. O meu amigo, funcionário público, já pôs as barbas de molho. O Zé, dali perto, pensa no carro que pode ter de entregar no prego. Alguns espertinhos do PS, que têm assento na AR, até querem que nos ponhamos nus perante todo o mundo, com as notas estendidas. Os miúdos do Secundário, felizmente, barafustam nas ruas. O PR anda pelos locais do Interior a pescar boas práticas...
E eu, modestíssimo cidadão de Oliveira de Frades, interrogo-me: vale a pena continuar a querer acreditar no futuro? Teremos nós, país de 900 anos, ainda energias para vencer estas crises, as reais e as imaginárias? As minhas filhas, uma na Serra, outra na Capital, têm razões para crer num destino melhor? A minha mãe pode confiar no Sistema de Saúde? Os meus primos terão a certeza que a sua Escola é a melhor? Poderei eu circular no A25, sem ter outra via plausível para dar umas voltas, sem ter medo de me irem ao bolso? A Serra do Ladário ainda continuará a poder dar-me ar puro, ou também vai ser taxada? Os meus amigos, produtores industriais e agrícolas, poderão avançar com mais projectos?
Em suma: com estes políticos e com esta gente, vale a pena ter-se esperança? Vale?...

Sem comentários: