quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Funcionários bons e maus

Nunca gostei de generalizações fáceis, nem de preconceitos. Como tive parte de minha vida profissional ligado ao estado, incomoda-me a facilidade com que se catalogam os funcionários públicos, geralmente para depreciar e amesquinhar o seu trabalho e dedicação à causa em que se integram. Mas há casos e casos.
Testemunhei isto mesmo no dia de hoje, precisamente na Câmara Municipal de Vagos: no Atendimento, fui recebido com categoria, precisão, determinação, sentido comunicacional, educação, gosto de bem servir o utente, atenção aos problemas, o que me faz, numa escala de 0 a 5, dar a nota máxima. Mas aquilo que percebi e quase ouvi, em telefonema interno, a uma funcionária de um qualquer Gabinete ligado a obras e afins, deixou-me de boca aberta, tão baixo foi o nível de resposta que veio ao de cima, estilo, "estou sentada, não me vou levantar para procurar esse processo"...
Entendo ser meu dever vir dizer que estes comportamentos não são admissíveis em posto nenhum, muito menos em pessoas que estão ao serviço de munícipes, de cidadãos, isto é, que desempenham funções no sector público.
Não conheço ninguém no que diz respeito a este caso. Estou à vontade, por isso, para o comentar, com uma intenção: que acabem estas faltas de ética, de dignidade, de brio, de ser alguém a merecer um posto de trabalho.
Aconteceu isto na tarde de 8 de Setembro de 2011, em pleno dia de discussão no Governo de aspectos relacionados com estas matérias.
É com gente desta que se não pode contar em certos sítios, salvo se houver uma tão grande má disposição que leve a estas atitudes. Se foi este o caso, que se me perdoe esta confissão e desabafo.
Duvido é que tenha sido essa a razão.
Creio que se trata de um problema mais fundo: o de um evidente desencontro entre o que devia ser um funcionário a sério e um desempenho mais do que medíocre, por não passar de um mísero zero, em termos de nota.
Pena tenho é que, por vezes demais, pague o justo pelo pecador.
Nota 5 para o Atendimento da CM de Vagos, nota zero para alguém desse tal Gabinete...
Mas nada de generalizações, repito!...

Sem comentários: