quinta-feira, 21 de dezembro de 2023
Serviços de Saúde de SPS encerram três dias por semana
SUB de S. Pedro do Sul encerra vários dias por semana
Carlos Rodrigues
Em nova dose de restrições que já vêm de há uns anos e que sempre motivam uma boa série de queixas e contestações, desta vez os Serviços de Urgência Básica de S. Pedro do Sul, que se estendem a Vouzela e Oliveira de Frades, anunciaram o seu encerramento às terças, quintas e sextas no período diurno.
Se, ao que se diz por aí, já não era de excelência essa SUB, com constantes falhas, agora esta é uma espécie de machadada quase final, desmotivando as idas e a busca das soluções para a prestação de cuidados de saúde às populações que, por lei, lhe estão confiadas. Pergunta-se então: para que serve?
Quando as urgências estão sempre cheias com largas filas e tempos de espera, estas rectaguardas, tal como os Centros de Saúde e as USF, deveriam primar pela atenção a dar aos utentes de modo a fazê-los dissuadir da corrida as urgências. Mas se assim acontece por aqui, o resultado será precisamente o oposto àquilo que se pretende.
Tem andado a correr um abaixo-assinado em que se mostra o descontentamento com estas respostas do SNS. Agora, mais do que nunca, ele se justifica.
Com o Governo agora em gestão, talvez não seja o tempo de grandes decisões, mas, mesmo assim, o que aqui está a acontecer merece que alguém dê um murro na mesa e ponha tudo isto a mexer.
Sabemos que o Plano de Actividades e Orçamento do Município de S. Pedro do Sul prevê a construção de um novo Centro de Saúde. Boa ideia. Só que até que tal se venha a concretizar passará uma carrada de tempo e estes atropelos aos direitos das pessoas de Lafões exigem (é o termo correcto) uma clara e atempada tomada de posição.
E já ontem era tarde…
In “ Notícias de Lafões”, 21/12/23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário