segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Caros Professores Albano Estrela e Alfredo Margarido

No meio de um mundo atribulado que tento ler e perceber, sei que muito devo a uma enorme plêiade de professores e amigos que me têm dado o prazer de com eles partilhar conhecimentos - recebendo muito e dando pouco -, de modo a saber a terra que piso.
Numa espécie de evocação momentânea, por, de repente, me lembrar que nunca posso esquecer essa gente, vêm-me à memória as figuras ímpares de um notável pedagogo, o Professor Albano Estrela, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e o Professor Alfredo Margarido, um poço inestimável de sabedoria e humanismo, da Universidade Lusófona daquela mesma cidade.
Com eles, habituei-me a olhar para o mundo de uma maneira diferente: num caso, tentando entender que há sempre tempo e "espaço" para aprender; no outro, descobrindo quão pequeno é o homem face à imensidão do saber e à notoriedade de quem trata as ciências sociais por tu, com um enorme à-vontade e destreza, apesar da idade e da doença que tudo mina, menos a craveira intelectual.
Há tempos, ao ouvir falar numa homenagem prestada ao Professor Alfredo Margarido, fiquei cheio de pesar por não poder ter estado presente. Mas o meu espírito, esse, não faltou, de certeza.
Ao enviar-lhe um abraço, remeto também toda uma merecida gratidão.
Quanto ao Professor Albano Estrela, não mais esqueço a amizade que sempre me tributou, acompanhada de um sem número de ideias e técnicas pedagógicas que ainda hoje transporto comigo.
Nestes docentes, cumprimento tantos outros: as Professoras da escola primária, os docentes do Seminário de Fornos de Algodres, das Escolas e Colégios por onde passei, da querida Escola do Magistério Primário de Viseu, da Faculdade de Letras de Coimbra-História, da Faculdade de Direito da mesma Universidade-Estudos Europeus, das citadas instituições universitárias atrás assinaladas e de tanta, tanta outra gente que me ajudou a crescer.
Para nos sentirmos mais ricos, só o podemos ser se soubermos ver, com um sentimento de gratidão, quem muito nos deu.
Albano Estrela e Alfredo Margarido são apenas dois exemplos - e que envergadura têm! - de tantos que me apetecia referenciar.
Por serem em número interminável e em qualidade digna de tantos encómios, tenho hoje de ficar por aqui.
Mas seria uma falha enorme se não estampasse aqui um outro nome: Padre Milton Encarnação.
A todos, um sentido bem haja.

Sem comentários: