quarta-feira, 3 de maio de 2017
Terras com designações iguais, uma outra Vouzela
Vouzela com uma irmã
Em curiosidade toponímica, durante muito tempo pensou-se, aqui por Vouzela, que esta era a única localidade com esta designação no nosso território nacional. Como entidade municipal, assim é, na realidade. Sempre que se faz alguma consulta, ao nível dos 308 municípios, costuma aparecer sempre nos últimos lugares por ordem alfabética. Por um acaso fortuito, soubemos há dias que, algures, haveria uma terra com este mesmo nome.
Pondo os pés a caminho, isto é, indo em busca de dados que provassem tal “descoberta”, lá os encontrámos no concelho de Penela, distrito de Coimbra. Eureka! Há ali mesmo esta marca, com a sua Quinta de Vouzela, código postal, 3230-298. Abrindo uma página relativamente a Espinhal, ali se escreve: “… Das nobres famílias que se fixaram nas Quintas do Engenho, do Castelo, das Pontes, de Santo António e de VOUZELA descendem gradas personalidades… “
Sem, por agora, termos muito mais pormenores, achamos por bem fazer esta alusão no jornal que tem no seu velho historial de mais de oitenta anos estampado orgulhosamente este título: “Notícias de Vouzela”. Agora, sabemos que há, relativamente perto, um sítio com este mesmo nome.
Especulando, colocam-se, quanto a este caso, várias questões: se se tenta encontrar uma razão para este topónimo, indo colhê-lo a “Vaucella”, filiando-o no Rio que corre lá ao fundo, o que se pode dizer da Quinta de Vouzela? Será que nasceu da deslocalização de alguém destas paragens para aqueles locais? Terá outra razão para essa mesma designação? Haverá uma ligação qualquer entre um e outro destes locais?
Dito, para já, isto, para satisfazer nossa vontade de irmos ao fundo deste tema, só os livros e os contactos nos podem saciar a vontade de conhecer quem é quem no meio deste mistério, agora começado a desvendar-se. Assim procederemos.
NOTA: sendo nós de Reigoso, podemos declarar solenemente, até porque já lá estivemos, que esta freguesia tem também uma sua irmã, Reigoso de seu nome, mas esta no concelho de Montalegre, em pleno Trás-os-Montes.
Carlos Rodrigues, in “Notícias de Vouzela”, 2017, 20 de Abril
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário