terça-feira, 19 de junho de 2018
Festas do Corpo de Deus em Oliveira de Frades e Vouzela com muitos pontos de interesse
Em Vouzela e Oliveira de Frades
Festa do Corpo de Deus com a fé e o carinho de sempre
Retomada a tradição de o Dia do Corpo de Deus se comemorar na sua altura própria, à quinta-feira, por voltar, finalmente, a ser feriado nacional – e não compreendemos a razão da sua extinção -, as vilas de Vouzela e Oliveira de Frades encheram-se de fiéis para viverem ou presenciarem as costumadas cerimónias, com destaque, num lado e noutro, para as respectivas procissões.
Importa ainda que se diga que em cada paróquia também esta data foi devidamente assinalada, sob a designação da Festa do Senhor. À escala local, este dia tem mais brilho e encanto em cada uma de nossas terras, pelo que a sua importância é sempre de relevar-se. Acontece ainda que os horários, em regra, são organizados para, de tarde, se não faltar à concentração concelhia, num e noutro destes municípios. É de tal forma grandiosa a participação popular que as duas vilas se enchem de gente, faça chuva ou o sol apareça radiante.
Neste ano, por exemplo, o tempo não esteve muito de feição e chegou mesmo a temer-se que as Procissões não pudessem sair para a rua. Felizmente que houve umas boas abertas (ainda que com alguns pingos à mistura), o que permitiu fazer sobressair o brilho e a fé de sempre.
Antes desses momentos de grande beleza e devoção, atapetaram-se as ruas de pétalas de lindas flores, em arranjos artísticos que, em Vouzela, cobrem as principais ruas, sendo mesmo um alto cartaz turístico a par da componente religiosa que encerra. Desta feita, encaixou-se ainda nas manifestações florais. Em Oliveira de Frades, há pontos centrais com o mesmo tratamento: em frente aos Paços do Concelho, tarefa que cabe, em longa noite, aos funcionários municipais, havendo ainda uma outra forte ornamentação no espaço em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e aquém e além.
Este ano de 2018, na vila de S. Frei Gil, em virtude das obras da requalificação urbana, foi necessário alterar um pouco o percurso tradicional, mas este facto não tirou uma vírgula sequer à impressionante arte que por ali se vê a cada passo, fruto de uma estreita cooperação entre todos os habitantes de cada rua ou largo.
Numa e outra desta terras, sentiu-se a presença das respectivas comunidades, com as cruzes concelhias, as entidades municipais, as associações, as forças vivas concelhias, o som das bandas filarmónicas, o desfilar aprumado dos Bombeiros e uma excelente movimentação popular.
Se Vouzela capta as atenções pelo colorido das suas ruas, Oliveira de Frades tem a particularidade de a procissão ir até aos Paços do Concelho, onde há sempre um sermão oferecido, a partir das janelas do Salão Nobre, a todo o povo presente.
Festa religiosa de um grande alcance, o Corpo de Deus é mesmo um dia muito especial, até porque se lhe associam, por vezes, as primeiras comunhões e outras cerimónias que muito engrandecem esta efeméride anual. Que assim se continue e seguir as tradições que tantos séculos de história têm atrás de si!
Carlos Rodrigues, in “Notícias de Vouzela”, Junho 2018
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário