domingo, 30 de abril de 2023
Novo livro de Paula Jorge já posta em circulação
Paula Jorge lançou mais um livro a pensar em Lafões
CR
No mesmo local, a Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, onde há anos Paula Jorge apresentou o seu livro, simplesmente “Paula”, agora ali veio lançar mais uma de suas obras, esta com uma designação bem mais encorpada, a de “ Palavras e Sentires de um Povo – Viseu Dão Lafões”. No cenário envolvente, o mesmo Grupo Musical liderado por Fernando Negrão, mas desta vez com a capa da Universidade Sénior e uma dolorosa falha, a da D. Amélia, sua saudosa Mãe.
Numa jornada cultural por alturas das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, esta obra de Paula Jorge tem a sua marca vincada: cheira a poesia, a literatura e transborda um profundo sentimento lafonense por todos os lados. Moçambicana da Beira, veio parar a estas terras por laços familiares. De imediato se afeiçoou aos nossos ares e sempre os tem cantado nos seus trabalhos, desde os jornais à rádio e, obviamente, aos livros. Poesia, lendas e tradições e contos são as matérias que se tratam nestas “ Palavras e sentires de um povo” que se espalham por cerca de duzentas páginas.
Presente o Vice-Presidente da Câmara, José Luís Lima, começou este autarca a sua intervenção por encaixar a apresentação deste testemunho pessoal e intransmissível com o ADN da Paula Jorge no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Associá-lo a uma conterrânea tem ainda mais sabor, acentuou. Como “apresentador oficial”, foi a vez de entrar em cena Abel Dias, primo da autora, que pôs em evidência a importância deste livro que nos leva ao passado, mas não deixa de nos situar no presente e até projectar o futuro. Sendo esta uma segunda fase do lançamento de” Palavras e sentires de um povo”, que a primeira aconteceu, em 2022, no Balneário Rainha D. Amélia nas Termas de S. Pedro do Sul, nunca o seu interesse se tem perdido.
Para juntar várias componentes culturais, a música ali não faltou em arranjos e direcção de Fernando Negrão, um dos grandes expoentes desta arte nas nossas terras de Lafões. Com o seu Grupo da Universidade Sénior de Oliveira de Frades, os trechos que dirigiu foram algo de altamente agradável e rico e a condizer com o trabalho literário que Paula Jorge acabava de apresentar.
Neste evento, participaram ainda três boas amigas da autora em festa, a saber: Celeste Almeida, Regina Rocha e Dulcy Ferreira, todas elas com uma característica comum – a de cultivarem em grande escala a poesia e dedicarem a Lafões também uma atenção muito especial.
Como foi amplamente sublinhado, um povo que esquece o seu passado não tem presente nem pode aspirar a um futuro risonho.
Para finalizar, Paula Jorge, que ali tinha muitos amigos, a irmã e as filhas, foi a toda esta gente que se dirigiu para agradecer o facto de estarem com ela neste momento especial, fazendo ainda questão de agradecer a José Luís Lima e Manuel Tojal a organização desta cerimónia de apresentação do seu “ Palavras e sentires de um povo”, que agora se pode apreciar, página a página. Parabéns, Paula, uma vez mais… Carlos Rodrigues, in “NV”, Abril 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário