quinta-feira, 27 de julho de 2023
Lafões e os seus eventos, Festival do Feijão e Sardinhada da Pedra da Broa
Eventos em Lafões por estes dias
CR
É sempre com gosto que falamos de tradições que se não perderam, ainda que, em função dos lamentáveis e trágicos anos da pandemia, tenham estado paradas durante alguns anos, sendo que algumas já reapareceram e outras estão a fazê-lo aos poucos. Desta vez, tratamos do regresso da Sardinhada da Pedra da Broa, no concelho de Oliveira de Frades, e do Festival do Feijão, em Vilharigues, Vouzela. Vejamos então alguns dos pormenores destes dois eventos sem esquecermos, como é lógico, mais alguns que se referem noutros locais deste mesmo jornal.
- FESTIVAL DO FEIJÃO - Vilharigues – É já no dia 29, sábado, à tarde e à noite, que se vai realizar mais uma edição desta iniciativa, que, fechada em 2020 e 2021, ressuscitou em 2022 e agora se continua.
Num local de vistas largas, a Torre de Vilharigues, desta vez, com uma pequena inovação no seu horário, bem podem observar-se as magníficas paisagens que dali se podem descobrir em duas fases distintas desta data, ao entardecer e pela noite dentro.
Com a alimentação do espírito por essa via e pela animação musical que ali vai aparecer, o corpo também não será esquecido, que os pratos à base de feijão, na ordem das três dezenas, não faltarão, havendo-os para todos os gostos e mesmo opções diversas, como as dimensões vegetarianas e vegans. Tudo está previsto.
Esperando-se, à semelhança de anos anteriores, que o recinto se encha, o melhor mesmo é chegar cedo, antes das dezassete horas, para se não perder nada desta boa tradição.
- SARDINHADA DA PEDRA DA BROA – Espaço da Casa do Guarda Florestal, Oliveira de Frades – Esta é uma tradição que tem no seu historial largas dezenas de anos, vinda do último quartel do século XX, ou ainda antes disso, e se tem prolongado pelos tempos fora até aos dias de hoje. Infelizmente, devido ao interregno provocado pela citada pandemia e até por razões atmosféricas, nos anos de 2020, 2021 e 2022, esta convívio lafonense não se pôde realizar. Regressa agora, no dia 12 de Agosto, o segundo sábado, como é costume.
Atravessando várias gerações e com presença bem vincada nos três concelhos de Lafões, acontece que, em 2019, levou mesmo à constituição oficial da “ Associação – Os Amigos da Floresta e da Pedra da Broa”, com escritura assinada a 20 de Setembro por 17 associados, estando aberta a quem se queira juntar a este movimento.
Devido aos acontecimentos acima citados, a Associação nem sequer se conseguiu mostrar, nem realizar qualquer função. Neste momento, eleitos os seus órgãos sociais, vai como que dar início aos seus trabalhos, sendo que o primeiro é já a conhecida SARDINHADA, dentro de dias.
Para esse efeito, os órgãos sociais em funções vão ter em linha de conta a forte tradição deste evento e possíveis inovações: a sardinha assada, as batatas, a salada e um segundo prato, o rancho, serão os momentos gastronómicos marcantes. Na mesa, estará ainda o habitual e salutar convívio, uma característica também fundamental deste rico encontro regional.
Para que conste, aqui se registam os novos responsáveis por esta e outras iniciativas:
- Direcção – Álvaro Nuno de Sousa Soares, Carlos Tavares da Silva, Benjamim Pinto, Filipe Rogério Soares Carvalho e Álvaro Marques Fernandes.
- Assembleia Geral – Carlos Tavares Rodrigues, Carlos Alberto Silva e Maria de Lurdes Almeida Nabais Costa.
- Conselho Fiscal – Serafim de Oliveira Soares, Sónia Cristina Almeida Alves….
- Comissão de Apoio à Organização Geral – Vicente Manuel, Fernando Pereira Lino, José Manuel Rodrigues Carvalho, João Carlos Couceiro Dias Costa, Sérgio Miguel da Costa Nabais e Álvaro Manuel Ferreira da Silva.
Nesta fase de reorganização, pede-se o favor de os interessados em irem à Pedra da Broa em 12 de Agosto façam a sua inscrição a partir dos seguintes contactos: Serafim Oliveira Soares – 917 527 021; Álvaro Soares – 962 331 184; Carlos Rodrigues – 965 386 750; Carlos Silva – 232 781 459…
Apareçam…
Carlos Rodrigues, in Notícias de Vouzela, Julho 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário