terça-feira, 16 de novembro de 2010

Zona euro em risco

Isto da nossa crise, afinal, não é bem só nosso. Temos até, talvez, a parte menor deste bolo, que é comido, em grande parte, pela Alemanha e amigos mais chegados. Mas isso não importa. O mal maior é que estamos em perigo eminente de ir pelo rio abaixo, onde a Irlanda já braceja, aflita, a Grécia quase se afundou e nós, os pobres desta periferia das periferias, não demoramos muito a entrar em afogamento total se, entretanto, não forem tomadas medidas de fundo.
Em causa está, em suma, o próprio euro e, no limiar, até o projecto europeu a que tenho batido tantas palmas desde 1985.
Para defender estas duas entidades, não pode haver jogo duplo e escondido. Nenhum parceiro pode esquivar-se a esta luta titânica de moedas a comerem moedas, salvando-se o euro em conjunto de esforços, ou acabamos, mais tarde ou mais cedo, por perecermos todos na derrocada de uma Europa que não soube, ou não foi capaz, de salvar a sua identidade. Essa é que é a história principal, o resto é, como dizem por aqui, em Oliveira de Frades, paleio fiado e balofo.
Em Lisboa vai decorrer a Cimeira da NATO. Que se entendam!
No meio da barafunda europeia em que estamos metidos, mais NATO ou menos NATO que importa? Com uma pontinha de egoísmo, agora é a vez de olharmos para nós. Que se lixe essa mega reunião de Lisboa!
É a minha Europa que está a cair e eu quero defendê-la.
Com isto tudo, até me esqueci de abraçar o projecto da minha Universidade de Coimbra para se candidatar a Património Mundial... Venha essa distinção que bem a merece.
Mas, primeiro, olhe-se para esta moribunda Europa, a precisar de transfusões urgentes!

Sem comentários: