terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dos PIN aos PIPP, passando pela UMJA

Está na moda falar-se em PIN - Projectos de Interesse Nacional - sempre que se quer viabilizar um grande investimento. Concordo. Mas defendo muito mais a ideia dos PIPP - Projectos de Interesse Para as Pessoas. Num caso e noutro, os enfoques são diferentes: no primeiro, é a economia que prevalece; no segundo, esta valência económica é colocada no centro daquilo que é a essência de todas as comunidades - o Homem.
Ao viver-se mais com preocupações de ordem financeira, esquece-se o cerne da questão, põe-se de lado o objectivo nobre da política, que é o de tudo condicionar ao bem-estar e sucesso de toda e de cada uma das pessoas que habitam o universo e que são nossos irmãos, em qualquer filosofia de vida, ou, pelo menos, assim deveria ser.
Sem esta vertente humanista, a economia e a política - esta no topo - não deixam de ser instrumentos curtos de um progresso que pode ser crescimento, mas não é desenvolvimento, de certeza.
A provar que o Homem tem a suprema primazia, eis a minha UMJA, Banda Juvenil do concelho de Oliveira de Frades, a oferecer-nos, em pleno dia de Natal, um soberbo espectáculo, que contou com uma peça teatral infantil, a cargo dos alunos da sua Escola de Música do 1º ano, logo seguida de um trecho musical pelos elementos femininos mais novos e de um grito de criatividade, a todos os níveis, desde a música à representação em palco.
Como não poderia deixar de ser, uma sala cheia que nem um ovo teve o prazer de assistir e aplaudir um Concerto de Natal de cinco estrelas, ou, melhor, de um céu bem luminoso, num Natal assim muito mais Natal, se isso é possivel.
Aqui, a pessoa apareceu em primeiríssimo lugar, fruto do trabalho e dedicação de umas dezenas de jovens que sabem de música a potes e a oferecem a quem dela tanto gosta.
Bom Ano Novo para quem tanto dá de si em prol da cultura e da música, "formando" ainda a nossa juventude, o maior dos bens para o futuro de todos nós.

Sem comentários: