sábado, 11 de dezembro de 2010

Três em um

1 - É com um amargo de boca que vejo sair de cena o " Contra Informação ". Antes de os " Gato Fedorento " o meu padrão de humor estava com essa pequena maravilha do bom gosto em crítica elevada, com piada, com cenário, com criatividade. Vieram esses putos-maravilha e rendi-me: fizeram apear do meu pedestal o anterior programa, mas continuou em segundo lugar.
Agora, ao ver partir essa gente de plástico, mas com cara de gente, sinto-me triste e com vontade de gritar: apareçam por uma qualquer outra porta!
2 - Ao falar de espectáculo, cultura e boa disposição, à escala local, tenho de saudar a ACROF, de Oliveira de Frades, que hoje comemorou trinta anos, bem recheados de muitos momentos de inesquecível onda de simpática oferta cultural, de grande valor, por trabalhar, sobretudo, com camadas jovens. Uma maravilha que merece ser apoiada e continuar a sua tarefa é uma "obrigação" que lhe cai que nem uma luva.
Foi bom estar na sua festa. Na Casa da Aldeia, em Souto de Lafões, evocaram-se o passado e os fundadores. Boa ideia! Mas, sobretudo, escreveram-se palavras de futuro. É esse que, apesar dos anos, ainda espero apreciar por mais algum tempo. Boa sorte!
3 - Cento e dois anos é obra, é muita obra. É Manuel Oliveira no seu esplendor. Parabéns!
Quem assim e aqui fala há anos, muitos, aliás, até achava uma "seca" os filmes deste grande Rei. Hoje, depois de o conhecer bem melhor, tenho de confessar: perdoe-me, Manuel de Oliveira, a minha ignorância de então. Perante tudo aquilo que tem dado ao mundo, viva, viva, viva!...
Três em um foi assim um curto espaço de cultura.
Gostei de escrever estas linhas, disso não tenho a menor dúvida.
NOTA - Quero ainda saudar o aparecimento da nova Revista " Terras de Lafões ", que nasceu da ideia e do trabalho de Júlio Cruz. É sua directora Ester Vargas. Vale a pena lê-la, ainda que eu seja, por motivos óbvios, fortemente suspeito. Procurem-na, que esta publicação já anda por aí...

Sem comentários: