sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vou partir de 2010

Há partidas que não antecipam nada de bom. Não quero crer, mas pressinto que aí vem borrasca, que o sol ficará mais escuro e mais frio, que as dificuldades caem, uma vez mais, sobre quem mais sofre, que o mundo avança, mas a bola não pula, não salta, não alegra, quase me parece o meu Benfica em maré baixa, esta de agora.
No entanto, sei que tenho de agarrar nas malas e ir por aí fora, da cabeça baixa, a percorrer as ruas enlameadas de um novo ano de 2011, desejado, por um lado, temido, por muitos mais motivos.
No calendário das mudanças, esta tem registo garantido e muito fogo de artifício. No momento em que escrevo estas linhas, há irmãos nossos que já deram o salto, já deixaram para trás 2010. Aqui, na encosta sul da Serra do Ladário, de Oliveira de Frades, ainda se vive o ano velho. Bem nos poderiam dizer, aqueles amigos, se é melhor ou pior o ano que daqui a horas nos bate à porta. Mas estão em festa, que assim continuem! Não os vou incomodar com questões de um foro tão egoísta, como este que estou a viver: saber se vou partir para o sonho ou para o pesadelo...
Ao olhar para o Orçamento de 2011, é de arrepiar o que aí vem.
Ao ver a apatia europeia, quanto a segurar este importante projecto, sinto insónias.
Ao ver que a folha do calendário, que tenho à minha frente, vai ser rasgada, já tenho pena de a ver desaparecer.
Ao ver que tenho de desejar Bom Ano Novo, tenho uma vaga ideia que estou a mentir.
Antes não estivesse.
Até amanhã, em 2011!

Sem comentários: