terça-feira, 5 de abril de 2016

Uma verdade com dois sentidos...

Eu sei que não é fácil confessar isto, mas, em nome de meus valores, tenho de desabafar: corre mundo a notícia de um conterrâneo ( e amigo meu), o Idalécio Oliveira, de Queirã-Vouzela, estar envolvido no escândalo do Panamá, referente a lavagem de dinheiro, de fuga ao fisco, de busca de esconderijos para fortunas pessoais e empresariais. Não posso negar essas acusações. Mas também ainda as não posso comprovar, muito embora, pelo seu estilo de vida, haja fortes probabilidades de isso ter acontecido. Agora, aqui chegado, vem ao de cima a outra parte da verdade que eu conheço - a sua capacidade e interesse empresarial em investir na sua terra, a cordialidade que demonstrava nos contactos havidos, a sua alegria em ver crescer a sua e nossa região. Fico-me com esta vertente. A outra, a da escala mundial, mostrando uma outra sua costela, deixo-a para uma reflexão mais profunda. Sendo enorme e quase desgovernado o seu barco, fácil lhe foi encontrar um ancoradouro, mesmo que tenebroso. Essa é mesmo outra história: o Idalécio com quem falei algumas vezes ( e que teve casa à beira de uma "minha")vejo-o com os olhos daqui. E esses dizem-me que, sendo um homem bom daqui, mas destemido e aventureiro, se venceu em muitos casos, também se deixou inebriar por outros. Apenas isso...

Sem comentários: