terça-feira, 26 de abril de 2016

O que me incomoda nas comemorações do 25 de Abril...

Adoro comemorar o 25 de Abril. Acho que tem toda a pertinência que assinalemos com dignidade e ambiente festivo esta data. Penso que a Assembleia da República é o local indicado para as solenes cerimónias oficiais. Gosto de ver os Palácios de Belém e de S. Bento abertos ao público. Aprecio imenso que se cante a Grândola, Vila Morena e o Hino Nacional. Aplaudo quem vai para a rua manifestar-se. Incomoda-me, e muito, que haja gente que se considere, em exclusivo, dono do 25 de Abril. Ou pelas cores que partidariamente ostentam, ou até pelo facto de o terem despoletado e defendido com coragem e risco imenso, a ninguém confiro o direito de se querer arrogar pai sozinho desta data. Nem pessoas, nem grupos, nem associações. O 25 de Abril é meu e é de todos, mesmo daqueles que dele discordam. Só assim o vejo, só assim o festejo. Património da nossa história, chateiam-me (é o termo) imenso os seus pretensos donos. Olhando para Salgueiro Maia e sua memória, não creio que ele quisesse seguir esta ideia de querer só para si o 25 de Abril que tanto ajudou a VENCER... Repito: não aceito que alguém se aproprie duma data que é de todos nós!... Não aceito. Pronto...

Sem comentários: