domingo, 28 de dezembro de 2008

Barragem de Ribeiradio

Depois de ter andado num bailinho sem sucesso, só para romper sapatos, com sucessivas partidas, que músicas perras logo vinham fazer parar, dizem-nos, agora, que a Barragem de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, sempre vai arrancar. Parece então chegada a hora de se saber aproveitar as águas soltas do Rio Vouga, que, até este momento, vão direitinhas ao mar, inundando na passagem as zonas de Aveiro, no Inverno, e secando de sede as mesmas gentes, no Verão.
Finalmente, parece que a luz ao fundo do túnel vai dar lugar a uma grande claridade, para gáudio de quem espera há largas décadas por este investimento, que vem fornecer energia, regularizar o respectivo caudal e criar ondas de turismo, uma outra vertente que se não pode desprezar.
Numa ironia de um destino, que agora se prevê com um final feliz, pouco se fica a dever ao Estado, que brincou demais com esta Barragem. Se uma vez a anunciava, outra a punha a avançar, para, cobardemente, lhe pôr travões às quatro rodas, colocando um ponto final nas obras que se chegaram a iniciar. Merece, por isso, o nosso vivo desagrado.
Entretanto, a entrada em cena dos irmãos Martins, da Martifer, em conjunto com a EDP, dizem que foi a cereja num bolo que já estava ressequido e bolarento. Agora é um regalo saber que serão os construtores desse emprendimento, que muito trará de bom para os concelhos de Oliveira de Frades e Sever do Vouga, que ganha mesmo uma outra prenda: a Ermida.
A fechar 2008 e a iniciar-se 2009, como diria La Palisse, este é um bom sinal. Que ande para a frente é o que mais desejamos. Força!

Sem comentários: