sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pai Natal...

Pai Natal:

Estamos na altura de te fazer os habituais pedidos e, olha, os meus, por hoje, não são nada meigos, nem modestos. Em primeiro lugar, peço-te uma fábrica de automóveis, que pode mesmo ter uma enorme carrada de empregados, porque o seu salário ficará sempre garantido, sendo apenas necessário que o governo esteja para aí virado, como acontece em Portugal, neste ano de 2008. Por isso, enquanto houver saída comercial, o problema não existe. Quando a crise chegar, o remédio aparece de imediato.
Assim se dissesse dos outros ramos industriais que, coitados, não vêem boas luzes ao fundo do túnel !... Fabricar automóveis é o que nunca deixa de dar. Não estranhes, então, Pai Natal, que te dirija esta carta e com este conteúdo.
Lamento, entretanto, que o meu vizinho, detentor de uma oficina de parafusos, se queixe a toda a hora e ninguém o ouça, nem aqueles que dizem que foi aberta mais uma linha de crédito, que os seus destinatários quase são conhecidos à partida. Esse tem receio de não poder segurar os seus dois trabalhadores e o estado finge nada perceber, olhando só para os automóveis.
Como não gosto de ser pobre a pedir, podias também fazer-me aceder à gestão de um banco, até daqueles que estão mais na corda bamba, ou, talvez, mesmo esses... Sei que não ficaria a perder, porque alguém lhe iria deitar a mão em caso de derrocada, ou de prejuízos avultados.
Ouve bem: não quero é que me arranjes uma pequena dívida numa qualquer instituição bancária, que, essa, tenho mesmo de a pagar, nem que seja com língua de palmo.
Se és verdadeiramente meu amigo, atende estas minha súplicas, que te não arrependerás. Em vez de andares de trenó, sou eu que te vou dar um " ferrari", mais vermelho que o meu agora deslavado Benfica.
Amor com amor se paga e eu não quero ficar atrás destes velhos ditados.

Sem comentários: