terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Obama e o humu-humu-nuku-nuku-apuaa

Neste quase fim de ano, dei de caras, numa leitura agradável, escrita por Obama, aquele que é, pensamos que para felicidade nossa, o presentefuturo Presidente dos EUA, com um texto que nos interpela a todos. Oferta das minhas queridas filhas, que comigo partilham ideias e sentimentos e que sabem quanto admiro este homem, tenho de confessar que, nesse livro de " A minha herança", me senti particularmente honrado quando li o seu encontro familiar com um português, no Havai, que o levou à pesca.
O esquisito peixe que responde pelo nome acima estampado, e que veio no arpão em Kailua Bay, vai ficar na minha memória, porque juntou um compatriota nosso com Obama, seu avô e família, quando ninguém sonhava, sequer, o destino que lhe estava traçado.
Nesta diáspora constante, em que Portugal se tem metido, por vocação e por necessidade, o humu-humu-nuku-nuku-apuaa é o símbolo de uma cultura que tem no mundo a sua medida, pois este peixe daquelas águas não passou despercebido ao amigo português, nem ao Obama que, no dia 20 de Janeiro, vai ocupar o lugar maior da Casa Branca e do mundo.
Sei que, nesse dia ou noutro, não deixará de recordar este episódio, que muito me encanta.

Sem comentários: