terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cristiano, o melhor do mundo

Eram cerca de 20 horas. De imediato, a notícia correu mundo, caindo em especial na Madeira. Cristiano Ronaldo, no dia 12 de Janeiro de 2009, aparecia como o melhor jogador de futebol do nosso universo. Depois de Luís Figo, eis este brioso e ambicioso atleta - entendido isto no sentido mais que positivo... - a fazer falar, por cima, de Portugal.
Gostei imenso de ouvir ecoar esta distinção e de o ver abraçado por Pelé, uma lenda viva deste fenómeno desportivo. De repente, senti que a Lusofonia ali estava em força, o que mais reforça o significado deste gesto.
Por efeitos colaterais, dei comigo a pensar que, afinal, a nossa nação não é, de todo, um qualquer beco sem saída. Pelo contrário: tem garra que chegue, a avaliar pela projecção deste nosso Ronaldo.
Assim, com lições de exigência e qualidade, com o reconhecimento do valor do aconchego e conforto familiar, que CR nunca aliena, na sua dimensão mais nobre, a do berço, podemos ser capazes de ir mais longe e mais alto. Deixando de lado a cara negativa das nossas queixinhas, dos nossos azedumes, da nossa inquietante desvalorização pessoal e como comunidade, mostramos que somos tão bons como os melhores e, às vezes, bem mais acima que todos eles, como aconteceu agora.
Com CR a dar-nos mais uma grande lição, este CR, que subscreve estas linhas, sente-se feliz e satisfeito, que o êxito da cada um de nós é sempre o nosso próprio sucesso.
Parabéns, Cristiano Ronaldo! Que lá estejas no próximo ano, tal como sugeriste!...

Sem comentários: