Com óbvia extensão a todas as forças de segurança que operam na área de controle de trânsito, aqui oferecemos, com gosto, uma achega que nos parece interessante: por cada viatura observada, a emissão de um documento escrito, que, se for esse o caso, ateste o bom comportamento do seu condutor.
Assim, de uma forma simples, simpática e clara facultar-se-á um meio de prova que enche de orgulho quem o recebe e incita a que se prossiga na busca de mais diplomas desse teor. Em vez de se receber apenas os papéis com reprimendas e afins, esta actuação pela positiva dá muito mais gozo e mostra uma polícia com rasgos de pedagogia, atitude que é sempre de louvar.
Trata-se de um novo paradigma, que deixa de citar apenas as infracções, para destacar as boas práticas. É como se, em vez de se falar, por exemplo, em 8% de desempregados, se venha a colocar o enfoque em 92% de gente com trabalho...
Será, então, preciso mudar tudo: mentalidades, formação, empenho e consideração pelo cidadão, que, estamos certos, muito mais colaborante se tornará, ao ver que são recompensados os seus esforços em cumprir aquilo que é, afinal, uma sua obrigação, mas que, pelo reforço, poderá ser sempre melhorada.
Já nos vão dizer que não há papel para tudo isso. Aceitamos parcialmente o argumento, mas contrapomos de imediato: envie-se uma mensagem por telemóvel, por " email ", ou utilize-se material reciclado, o que é duplamente vantajoso.
Vá lá: não custa nada! É só começar... Boa sorte!
Sem comentários:
Enviar um comentário