segunda-feira, 2 de março de 2009

Um dia depois...

Ontem o sol em Espinho, se é que ele apareceu, veio-nos sorrateiro pela voz do Eng.José Sócrates. No céu escuro das nossas vidas, das suas palavras se conclui que, em 2009, ou temos esses raios luminosos, ou o dilúvio. Não há meio termo: ou uma confortável maioria absoluta, ou a desgraça nacional. Mas a haver esse resultado, é claro, só pode ser do seu PS, que a oposição, disse, é um deserto, para onde quer que se olhe.
Para não haver qualquer espécie de dúvida a esse propósito, o PCP não serve, porque toca sempre o mesmo sino, o BE é um ninho de ratos - veja-se o que aconteceu ao Zé que tanta falta fazia - o PSD repescou dirigentes de um passado tenebroso, o CDS-PP seguiu esse triste exemplo, o PEV não passa de um apêndice e montra do citado PCP, logo, para tratar da querida pátria só temos o PS, só o partido da rosa, agora mais vermelha e/ou encarnada, de acordo com o salvador das Europeias e da esquerda ressuscitada, Dr. Vital Moreira, o homem da Coimbra académica e da Bairrada do espumante e do leitão, numa resposta ao vizinho Manuel Alegre, um aguedense de quatro costados e um neto do patrono do velho estádio do Beira-Mar, o conhecido " Mário Duarte ".
Conhecedor destas rivalidades e necessidades, de modo a contentar todos os flancos, o Eng. José Sócrates baralhou, deu, tirou, voltou a dar, pôs as cartas na mesa e proclamou: aqui, neste pedestal, o sol sou eu e mais ninguém. No túmulo, revirou-se Luís XIV, sentindo que estava prestes a perder esse pendor astral.
Foi assim o dia de ontem, o de anteontem, o de anteanteontem, os anteriores próximos e, talvez, os tempos que aí vêm. Dali saiu, forte e vitorioso, o homem de todas as forças, porque ninguém ousou contestá-lo. Num Congresso de mudos e de palmas, nada mais seria de esperar.
Mas hoje é outro dia.
É o amanhã de Espinho e agora toca a andar.
Mas de sol pouco vemos, porque até os homens e as mulheres do tempo vêm-nos dizer que vai chover, que os aguaceiros e o frio ainda não fizeram as malas.
Aguardemos.

Sem comentários: