segunda-feira, 16 de março de 2009

Menino de Aveiro

Quem desaparece deixa sempre um traço amargo, que dificilmente se apagará. Mas o Menino de Aveiro, que a morte encontrou ali, mais inesperada que qualquer outra, mais dramática que aquelas que todos os dias nos batem à porta, mais dolorosa que quase todas as demais, não nos sai do pensamento.
Ao recordar aqueles momentos, que a comunicação social se encarregou de colocar à nossa frente, ainda tudo parece mentira, assemelha-se a um pesadelo que destrói tudo enquanto dura, mas que nos abandona no segundo em que se acorda. Infelizmente, agora estamos mesmo perante uma realidade que não se pode negar.
Tal como se fosse nosso, sentimos a sua falta, nunca mais o vemos sorrir. E isto dói-nos, fortemente, porque a certeza da morte já nós a assumimos há muito tempo, mas não desta forma tão precoce, tão injusta, tão cruel.
Mas é também imposssível não estarmos, nestes tempos de uma mágoa e de uma angústia sufocante, com os seus pais, acompanhando-os e, na medida do possível, consolando-os.
Hesitámos alguns dias antes de termos a coragem de aqui estamparmos o nosso desabafo e as nossas emoções. Mas acabámos por não resistir, como aqui se comprova.
É que, por entre todo este drama de dimensões incalculáveis, estamos a ver um pai destroçado, com uma cruz de um peso esmagador, que carregará por todos os seus dias, gostando de o ajudar a suportar essa tristeza, que deve ser duríssima a dor que sente. Bem maior que todas as outras, assim o presumimos.
Se pouco ou nada podemos fazer, aceite, Pai do Menino de Aveiro, nosso quase vizinho, um sinal de viva solidariedade, que temos o dever, por imperativo de seres humanos e cristãos, de o ajudar a suportar as picadas que lhe assolam o coração.
Sem conseguirmos imaginar, sequer, o que lhe vai na alma, adivinhamos que passa por tempos de pesadíssimas dificuldades e incertezas. Por isso, receba este nosso humilde apoio, crendo que o seu Filho, lá onde está, se sente bem, de certeza, apesar de ter partido, assim, em tão tenra idade.
A sua família, estendemos este sinal de simpatia, de solidariedade e até de uma amizade que este destino tão negro nos fez sentir por todos vós.
Coragem se é possível que isso possa acontecer. Que Deus vos ajude!

1 comentário:

eu disse...

Porque hoje o Pai de Aveiro não vai poder receber uma mensagem de "Feliz Dia do Pai", e porque a vida é tão imprevisível, gostava de perpetuar os meus votos de um excelente dia do pai, juntamente com a mãe, porque sem mãe não havia pai, e com as duas filhas (uma fisicamente e outra psicologica e telefonicamente).
FELIZ DIA DO PAI

Susana