sábado, 5 de março de 2016

Olhar para o Interior

Acabou de ser anunciada hoje uma Unidade de Missão para salvar o Interior. Sendo esta uma de minhas paixões e o objecto de uma Tese de Doutoramento em execução, saúdo a ideia, vista aqui da minha Serra do Ladário, no concelho de Oliveira de Frades, onde se respira um duplo ar, um misto de aragem que vem desse mesmo Interior e umas lufadas de brisa do litoral. Aplaudo, mas tenho de o confessar: vem com séculos de atraso e, talvez, já não possa remediar quanto de mal fizeram as políticas públicas em desfavor destas zonas de baixa densidade. No meio disto tudo, que venha para deitar a mão a quem tanto se tem visto abandonado pelos diversos (todos) os poderes centrais. Se não fosse existirem empreendedores como o meu amigo Alberto Henriques, há dias condecorado pelo Presidente da República, pelo seu espírito de iniciativa industrial com várias unidades fabris na ZI deste meu concelho, Oliveira de Frades, passos que também têm sido dados por muitos outros, centenas deles (Ver Martifer, outro bom exemplo, etc. etc.), ao Estado pouco estamos a dever. Muito pouco, mesmo. Apareça então a bem-vinda Unidade de Missão!...

Sem comentários: