sábado, 31 de agosto de 2019
Varzielas pode produzir novamente as Águas do Caramulo
Em Varzielas
A esperança renasce com a possível reabertura das Águas do Caramulo
No início deste ano de 2019, uma núvem negra abateu-se sobre Varzielas e toda a Serra do Caramulo, quando a fábrica das Águas do Caramulo recebeu ordem de encerramento, a partir do dia 1 de Fevereiro. Agora, em Agosto, fala-se na entrada em cena de um novo proprietário, o que constitui uma excelente notícia para todos nós.
Sendo uma unidade industrial que conseguiu impôr-se no mercado,durante anos, nos consulados de Sousa Cyntra e da Unicer, posteriormente, prosseguiu esse mesmo rumo, por um espaço de tempo assinalável, ao serviço do grupo Super Bock. Inesperadamente, foi esta mesma entidade que lhe veio a dar a machada final, atirando para o desemprego 26 pessoas e fazendo cessar um importante pólo de desenvolvimento naquele território.
De imediato, as entidades autárquicas locais e municipais se dedicaram à grande tarefa da fazer ressuscitar esta empresa. Em sucessivas diligências e contactos, nota-se agora que esse esforço pode ter sido coroado de sucesso.
Sendo reconhecido que a Super Bock avançou logo com um Programa Social de Apoio, de modo a minimizar os efeitos negativos dessa sua medida, o certo é que os impactos devastadores do fecho desta fábrica foram altamente notados.
Para se ter uma ideia da dimensão desta empresa, no ano de 2010, a Unicer referia que, desde 2003, se verificava “uma evolução positiva gradual”, tendo, então, lançado 145 milhões de novas garrafas das marcas Vitalis e Caramulo, anunciando-as, em mecanismo publicitário, como as mais leves do mercado.
Nessas épocas, tudo ia de vento em popa. Sabe-se que, mais tarde, na panóplia de bebidas que aquela firma comercializava, a Águas do Caramulo começou a ser relegada para segundo plano, privilegiando-se , abertamente, uma outra marca produzida no Alentejo.
Para trás das costas atirava-se uma fábrica que se vinha constantemente a modernizar e a lançar por todo o país e pelo estrangeiro uma das mais famosas águas lisas numa marca de prestígio e muito respeito.
Depois de meses de sufoco e incerteza, agora parece que se vislumbram novos horizontes. Está a fazer-se justiça e a esperança renova-se em Varzielas e por toda esta região.
Sem termos mais pormenores, esta notícia fala por si.
Esperamos que venha a ser a desejada realidade que todos nós ansiamos.
Com tanta e tão boa água, a Serra do Caramulo tem ali, em Varzielas, muito para continuar a dar em termos de progresso, emprego, desenvolvimento e bom futuro para toda esta nossa zona. Assim venha a concretizar-se a transacção anunciada.
Carlos Rodrigues, in “Notícias de Vouzela”, ago19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário